AMURI
 

 

Projetos

Me envolvo em projetos relacionados a educação financeira. Busco iniciativas coletivas e contínuas, e procuro fugir de abordagens sensacionalistas do tipo "alcance seu primeiro milhão em 10 passos" ou "para enriquecer, basta querer"

 
 

Palestras e treinamentos

Nos últimos anos ofereci palestras e treinamentos sobre inteligência financeira para públicos bastante diversos. A base é sempre a mesma – um olhar humano para o dinheiro, através de uma linguagem clara e extremamente acessível –, o que varia é o formato. A palestra abaixo foi oferecida no TEDxUdescJoinville, em 2015, e tem 15 minutos.

Já a foto abaixo do vídeo é de uma fala de 90 minutos, oferecida no Festival Path 2017

Tenho apostado também na ideia de levar esse assunto para dentro das empresas. Normalmente o evento é viabilizado pelo pessoal do RH. O registro abaixo foi realizado em Feira de Santana, na Bahia, na Placo, empresa do grupo Saint-Gobain. 

Esporadicamente, conto com o apoio das marcas para amplificar as falas que, ao meu ver, são benéficas. A foto abaixo foi tirada na Casa Aramis 2017, evento organizado pela marca em parceria com o Papo de Homem, com foco no público masculino. A fala completa segue disponível neste link.

Screen Shot 2017-10-24 at 9.49.37 AM.png
 

Roda de papo sobre dinheiro

Podemos melhorar a maneira com que lidamos com o dinheiro de muitas maneiras diferentes, mas eu não conheço nenhuma tão efetiva quanto falar sobre ele. É daí que mudanças significativas e contínuas surgem.

Foram mais de 40 rodas de papo, gratuitas, entre 2015 e 2017, em diversas cidades do Brasil. A foto acima foi tirada em Vitória, no Espirito Santo. A ideia é que seja algo bem informal e despretensioso. Colocamos o assunto no mesa e trabalhamos com as dúvidas que vão surgindo. É muito impressionante como a troca de experiências tem um potencial transformador gigantesco, especialmente quando feita de maneira mais solta, com todos na mesma posição. 

 

Inteligência financeira para alunos do ensino médio

Para além do clichê "tem que economizar", a ideia é oferecer a base: como o mundo do dinheiro funciona? O que é uma conta corrente? Como se paga um boleto? Como funciona um cartão de crédito? O que é um investimento? O que é o cheque especial? Como eu começo a me organizar?

Recentemente experimentei um modelo com três aulas, uma por semana, no Colégio Jardim São Paulo, na zona norte de São Paulo e foi o meu formato preferido até aqui. As aulas pontuais também funcionaram bem em diversos locais, como no Colégio Bandeirantes, também em São Paulo, e no Colégio Tiradentes, em Uberaba.

Se você se interessa pela iniciativa, me manda um oi para pensarmos em algo juntos.