Investimentos para não milionários | Uma horinha sobre grana #1

Esta é a gravação da nossa primeira horinha. Fiquei feliz com o resultado, acho que conseguimos abordar a base, além de passar brevemente pela poupança, comentar um pouquinho sobre os CDBs e um pouquinho sobre os fundos DI.

No curso online Dinheiro sem medo aprofundaremos outras modalidades (tesouro direto, fundos de renda fixa, fundos multimercado, previdência privada, etc.).

A planilha que utilizei está disponível através deste link

* * *

Mais perguntas

1) Amuri, vale a pena pagar corretagem todo mês ou deixa acumular um pouco na poupança? Não pago TED.

Você não pagará corretagem (ou taxa similar) ao colocar dinheiro em um CDB ou em um fundo. A preocupação seria o TED. Como você não paga, está tudo certo. 

2) Gostaria de saber se devemos esperar as eleições para investir, já que o cenário político é terrível e pode mudar o econômico.

Eu esperaria caso fosse optar por investimentos com baixa liquidez (investimentos que imobilizarão o dinheiro por certo tempo). Em se tratando de CDBs com alta liquidez, fundos DI, Tesouro SELIC, etc., no geral, não há motivo para preocupação. 

3) O tempo de existência do fundo e o tamanho patrimônio são essenciais?

Costumo dar preferência a fundos mais antigos (que já enfrentaram crises, já passaram por momentos difíceis) e, salvo exceções cuidadosamente calculadas, a fundos que já possuem algum patrimônio acumulado – de novo, é só uma preferência pessoal. Me sinto mais seguro assim.

eduardo antunes